Aparelhos de implante coclear: marcas e modelos

Os aparelhos apresentam dois componentes. A unidade interna e a unidade externa.
A unidade interna consiste no dispositivo que será implantado. Nele estão presentes o conjunto de eletrodos e a antena receptora. A função da unidade interna é receber o sinal que é emitido pela unidade externa e transformar em pulso elétrico, que será transmitido pelo conjunto de eletrodos para o interior da cóclea. A unidade externa tem a função de receber o som do ambiente, codificá-lo e enviá-lo para a unidade interna. 
Componentes essenciais que compõe o sistema de implante coclear:
1. Microfone direcional: Situado no compartimento retroauricular, capta a informação acústica e a envia ao processador de fala;
2. Processador de fala: sua principal função é a análise e digitalização do sinal acústico de entrada.
3. Antena de transmissão: Envia os sinais codificados pelo processador como sinais de rádio FM para o receptor interno
4. Receptor/estimulador: Converte os sinais recebidos em energia elétrica, organizando-os e enviando-os aos eletrodos selecionados. 
5. Feixe de eletrodos: Estimulam as fibras nervosas remanescentes no gânglio espiral.

Existem três marcas aprovadas no Brasil. As marcas são: Cochlear corporation®, MedEl® e Advanced Bionics®. Cada aparelho tem suas caracteríticas e possuem algumas diferenças no formato e no material empregado. Assemelham-se no fato de usarem um conjunto de eletrodos para estimular a cóclea. 

COCHLEAR CORPORATION
Os aparelhos produzidos pela empresa australiana Cochlear Corporation® são comercializado no Brasil pela Politec® Importação e comércio Ltda.
Estes implantes possuem 22 canais internos de estimulação e permite a realização de telemetria neural ou NRT, capacitando a verificação individual de cada eletrodo e sua resposta frente ao estímulo realizado. 

              

unidade interna:  Nucleus 24 ABI, Nucleus 24 Double Array, Nucleus Freedom.

Processadores de fala: Nucleus Freedom(descontinuado) ,  Nucleus 5, Nucleus 6 e Kanso.

VEJA MAIS - CLIQUE AQUI

ADVANCED BIONICS®

Implante coclear HiRes® 90K é produzido pela empresa norte americana Advanced Bionics®. desde 2009 faz parte do Grupo Sonova, que também é dono da Phonak. No Brasil, a Advanced Bionics possui representação própria.
Possui um feixe com 16 eletrodos, cada um com com 16 fontes independentes de energia. Permite a realização de telemetria intra operatória e apresenta 3 estratégias exclusivas de codificação de fala, incluindo a mais nova Fidelity 120, que permite a criação de até 120 canais virtuais. Possui avançada tecnologia de baterias recarregáveis, Powercels®, que têm durabilidade de 14 a 24 horas ininterruptas.

     


unidade interna: HiRes 90k e HiRes 90K Advantage


Processadores de fala: Harmony e Neptune (modelo de caixinha, à prova d’água), Naída CI Q70 e Naida CI Q90.


VEJA MAIS - CLIQUE AQUI

É uma empresa francesa fundada em 2006 e recentemente passou a fazer parte do grupo Oticon Medical. Atualmente fabrica o sistema de implantes cocleares Digisonic, que também possui um modelo binaural. No Brasil possui operações próprias.

 

unidade interna: Digisonic’SP e Neuro.

Processadores de fala: Saphyr, Digi SP’K (infantil), Saphyr Neo

VEJA MAIS - CLIQUE AQUI

É uma empresa fundada na Áustria em 1990 que fabrica o sistema de implantes cocleares Maestro, além do sistema Bonebridge de condução óssea e o Vibrant Soundbridge de ouvido médio e sistemas híbridos. No Brasil os aparelhos da Med-El são comercializados pela Phonak.

  

unidade interna: Sonata (de titânio), Concerto (de titânio) e Synchrony

Processadores de fala: Opus 2, Rondo e Sonnet

VEJA MAIS -CLIQUE AQUI

Prof Dr Robinson Koji Tsuji - CRM97471

CONSULTÓRIO:

Rua Capote Valente, 432 conjunto 14

Edificio Gan center - CEP 05409-000

Jardim América - São Paulo - SP

Fone: 11 38982210