Graus de perda auditiva

Entre ‘ouvir bem’ e ‘não ouvir nada’ há uma ampla variedade de diferentes graus de perda auditiva. Especialistas distinguem entre perda auditiva leve, moderada, severa e profunda. A maioria dos casos de perda auditiva é classificada como leve ou moderada. 


Os diferentes graus de perda auditiva

Entre “ouvir bem” e “não ouvir nada” há diversos graus diferentes de perda auditiva. Especialistas diferenciam perda auditiva leve, moderada, severa e profunda. Existem diferenças entre crianças e adultos quanto o que podemos considerar normalidade de audição.


Audiograma e sons da fala:


A figura abaixo mostra um audiograma que mostra o que o ser humano escuta em cada nível de audição.
A região rachurada é denominada "banana da fala" é a região onde estão localizados os sons necessários para a compreensão da fala.



Classificação do grau de perda auditiva em adultos:


  • NORMAL (0 A 25 dBNA) – A audição normal, permite que ouçamos todos os sons da fala. Ela permite a associação da fala, da audição, das relações entre os sons e das experiências vividas, tornando possível o desenvolvimento das habilidades auditivas e a aquisição da linguagem. Do canto dos pássaros ao ruído do vento – incluindo músicas que dão prazer – tudo é possível quando se ouve bem.
  • LEVE (26 A 40 dBNA) – Quando há perda auditiva leve, que ocorre entre 26 e 40 dB, a pessoa ouve os sons das vogais e muitas das consoantes como o f, s, p, t, k podem estar inaudíveis, assim como o tique-taque do relógio.
  • MODERADO E MODERADAMENTE SEVERO (41 A 70 dBNA) – Já na perda auditiva moderada, quase nenhum som da fala pode ser percebido em nível de voz natural. Apenas sons fortes como choros de crianças e o de aspirador de pó funcionando são audíveis. A comunicação com o mundo torna-se bastante limitada.
  • SEVERA (71 A 90 dBNA) – Se acontecer a perda auditiva severa, nenhum som de fala é audível em nível de conversação natural. pouCOSsons podem ser entendidos, como latidos de cachorro, sons graves de piano ou o toque do telefone em volume máximo.
  • PROFUNDA ( > 91 dBNA) –A perda auditiva profunda acontece acima de 90 dB e nenhum som é entendido. Se a alteração auditiva ocorrer desde o nascimento, a aquisição da fala e da linguagem pode ser atrasada ou não acontecer.  Sons como o da serra elétrica, motocicletas e helicópteros podem se captados. São candidatos ao uso de implante coclear.



Classificação do grau  de perda auditiva em crianças até 7 anos:


Prof Dr Robinson Koji Tsuji - CRM97471


CONSULTÓRIO:

Rua Capote Valente, 432 conjunto 14

Edificio Gan center - CEP 05409-000

Jardim América - São Paulo - SP

Fone: 11 38982210 (secretárias Nubia ou Luciene) / 984577073 (secretária Cristina).

email: portalotorrinolaringologia@gmail.com