O que é o implante coclear?

Implante coclear é um dispositivo eletrônico parcialmente inserido por cirurgia e indicado para pessoas com perda auditiva severa ou profunda, que não se beneficiam com aparelhos auditivos convencionais.

Esta tecnologia substitui a função da orelha interna, estimulando diretamente o nervo auditivo, através do feixe de eletrodos inserido na cóclea. Quando utilizada e conjunto com outra parte externa (processador de som) permite que os estímulos auditivos cheguem até o cérebro.

É uma das maiores realizações da medicina unida à engenharia, no que se refere à restauração de uma função perdida.

Componentes do implante coclear

O implante coclear é composto por duas partes que permitem que o paciente ouça somente quando usadas em conjunto: uma unidade interna, inserida por cirurgia e outra externa, que pode ser colocada e tirada de acordo com a necessidade do usuário.

A unidade interna

É implantada por cirurgia dentro da orelha interna do paciente. Esta unidade possui um feixe de eletrodos que é posicionado dentro da cóclea (órgão da audição com formato de caracol). Este feixe de eletrodos se conecta a um receptor/estimulador que ficará localizado na região atrás da orelha, implantado por baixo da pele. Junto ao receptor fica a antena e o ímã que servem para fixar a unidade externa e captar os sinais elétricos que serão enviados pelo processador externo.

A unidade externa

A unidade externa é constituída por um processador de som, uma antena transmissora e um microfone. A unidade externa é a parte do implante que fica aparente e pode ser de dois tipos: retroauricular (atrás da orelha) ou extra-auricular (peça única, fora da orelha). A antena transmissora possui um ímã que serve para fixá-lo magneticamente, por fora da pele, acima da antena da unidade interna.

Como funciona:

  1. O microfone capta o som do meio ambiente.
  2. O processador de fala seleciona e analisa o som, priorizando os elementos da fala, e os codifica em forma de dados digitais.
  3. A antena transmissora envia os dados através da pele, por meio de radiofrequência, até a unidade interna.
  4. A unidade interna possui um receptor estimulador sob a pele que converte os códigos em impulsos elétricos.
  5. Os impulsos elétricos são enviados para os eletrodos que estão inseridos na cóclea, estimulando diretamente as fibras no nervo auditivo. Esta estimulação é percebida pelo nosso cérebro como som.

Agendamento de consultas presenciais ou por telemedicina:

WhatsApp: 11 98545-1166

Telefones:
11 3898-2210 (secretárias Nubia ou Karen)
11 98457-7073 (secretária Cristina)

E-mail:
rktsuji@gmail.com 

Consultório:
Rua Capote Valente, 432 -conjunto 14
Edifício Gan Center - CEP 05409-000
Jardim América - São Paulo - SP
ver no Google Maps ➜